sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Uma pausa literária

Alguns autores realmente não tem coração. Ou talvez tenham coração de mais. Depois de tantos livros que terminaram em lágrimas incrédulas, como se já não me bastassem, acabei de ler mais um. A menina que roubava livros a princípio me pareceu mais um daqueles livros de superação pós-guerra. Mas não, aliás, está bem longe disso.
UM AVISO
Para quem não leu, está lendo ou, por qualquer que seja o motivo, não quer saber agora o final da roubadora de livros, é com grande pesar que os aconselho: não leiam o restante desse post.
Desde o começo acompanhei a história de Liesel Meminger com o seguinte pensamento: "Ela já havia perdido o irmão, nunca mais veria a mãe e nem chegou a conhecer o pai, que era comunista. O que mais pode acontecer com aquela menina?". Garanto a todos que foi um erro. Na medida que me aproximava das páginas finais a Morte ia dando seus avisos; com antecedência nós, leitores, soubemos da morte de Rudy e, em seguida, de todos os habitantes da Rua Himmel. Um final feliz já não era minha expectativa.
Apesar de tudo nunca poderia imaginar minha reação. Depois de O diário de Anne Frank e O caçador de pipas jurei a mim mesma que os livros nunca mais me rancariam uma lágrima sequer. Mas minha promessa foi quebrada contra minha vontade. Sou muito ridícula por ter chorado no final? Quem já leu talvez responda que não, afinal, vocês tem que concordar, aquela menina sofreu de mais.
Então resolvi fazer uma ponte entre A menina que roubava livros, O diário de Anne Frank e O caçador de pipas. Acabei descobrindo que os três se tratavam da mesma coisa: guerras.
UM PEQUENO COMENTÁRIO
Eu, mais do que nunca, odeio guerras.
Liesel pode ser apenas uma personagem inventada, ao contrário de Anne, mas na segunda guerra, quantas Liesels não existiram? E no Afeganistão? Quantos Amirs e Hassans vivem por lá?
E então, depois de refletir um pouco, percebi que os autores não são sem coração ou sentimentais de mais... eles são realistas! Não se comoveu? Eu tenho uma explicação para isso: estamos acostumados a ver as desgraças apenas pela TV. É um fato.
Agora, com toda a certeza do mundo, afirmo: a raça humana é hipócrita!
"UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA
Os seres humanos me assombram."

4 comentários:

  1. "UMA ÚLTIMA NOTA DE SUA NARRADORA
    Os seres humanos me assombram." [2]

    Muito foda ! =P

    ResponderExcluir
  2. Você não é tonta de chorar no final do livro da 'menina que roubava livros'. mesmo fazendo dois anos que eu li ele, eu ainda lembro da noite do termino dele em que eu chorei. E acredite, tive que ter cuidado para não derramar minhas lagrimas nas paginas. UHASHUAS

    ResponderExcluir
  3. vc n sabe como é bom saber que não sou a única!
    UHUSAHSAUASHASUASHUASuhas
    :D

    ResponderExcluir